quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pribição do uso da burca e niqab na França

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, levantou uma polêmica mundial há dois anos, quando afirmou que o uso do véu aprisiona e limita as mulheres, além de ser contraditório com os valores e princípios de dignidade e igualdade do seu país. Com apoio popular, a proibição foi aprovada pelo parlamento em setembro de 2010. Estima-se que, pelo menos, dois dos cinco milhões de muçulmanos usam véu. Eles representam a segunda maior religião em número de adeptos na França.
A burca é um véu que cobre todo o corpo na sua totalidade, inclusive os olhos (espaço com tela). Já o niqab deixa à mostra somente os olhos. Os demais véus islâmicos que mostrem o rosto são permitidos. A multa pode sair caro. As mulheres podem pagar cerca de R$ 340, além das aulas de cidadania francesa. Já as pessoas que obrigarem as mulheres a utilizar a burca e o niqab podem ser presas por um ano e pagar uma multa que ficaria em torno de R$ 70 mil. Caso a mulher seja menor de idade, o valor dobra.

Sarkozy está sendo acusado de promover sentimentos xenófobos faltando um ano de tentar a reeleição. Além da França, outros países da Europa discutem restrições similares, como é o caso da Holanda e Bélgica.
Mas, quem pensa que essa medida não existe em países de maioria islâmica está enganado. Na Turquia, véus são proibidos em escolas e prédios do governo e na Síria, Tunísia e Egito, há vetos em instituições públicas e órgãos do governo.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se declarou contrário à posição do governo francês por considerar medida muito dura: "Oprimir os direitos básicos e as liberdades para tentar ganhar alguns votos é uma injustiça com todas as nações européias. É bastante irônico ver que o secularismo esteja em debate na Europa, debilitando certas liberdades", afirmou Erdogan durante a Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa, de acordo com a agência Efe.


MANIFESTAÇÕES

No primeiro dia em que a lei passou a vigorar, três mulheres foram presas por estarem vestindo niqab. Elas participavam de um protesto contra a legislação. Segundo a polícia, as mulheres foram presas por terem se negado a serem identificadas. No centro comercial de Mureaux, zona oeste de Paris, uma mulher de 27 anos foi interrogada e multada por descumprir a lei.


Paz Pizarro AFP Photo

Fotos: Pesq. no google e  Paz Pizarro AFP Photo

Nenhum comentário: